THIS CONTENT IS
CURRENTLY UNAVAILABLE

A Pressão Alta Causa Sempre Dor de Cabeça?

Wilson Coimbra      segunda-feira, 30 de outubro de 2017

Compartilhe esta página com seus amigos

pressao alta dor de cabeca

Este artigo possui um PODCAST (MENSAGEM DE VOZ) onde faço a narração deste texto.

Por favor, CLIQUE NA IMAGEM ACIMA OU NO BOTÃO DE PLAY DO DISPOSITIVO ABAIXO para escutar o audio. Se você gostar e desejar compartilhar, clique no símbolo de compartilhamento. Você pode fazer o Download do audio também é só clicar no símbolo de download no dispositivo abaixo.

A Pressão Alta Causa Sempre Dor de Cabeça?

Este talvez seja o maior mito em relação à hipertensão. É extremamente comum o paciente relacionar uma dor de cabeça a uma elevação da sua pressão arterial. Vamos aos fatos.

Na maioria das pessoas que tem pressão alta, não há nenhuma manifestação de sintomas, ou seja, a pessoa está com hipertensão e não apresenta sintomas.

Quando ocorre um aumento muito brusco da pressão arterial pode ocorrer uma dor localizada na nuca com uma sensação de peso e esta dor aparece apenas pela manhã. Ela tem a característica de ser matinal.

Caso a pessoa não se cuide e não faça um tratamento para diminuir a pressão arterial, outros sintomas poderão surgir, por exemplo: tontura, perturbações visuais, vômitos e náuseas. 

Então, associar SEMPRE a dor de cabeça com a pressão arterial não tem respaldo na literatura científica nem na prática clínica.

Todo paciente com dor, principalmente se a dor for de forte intensidade, pode apresentar uma pressão arterial acima dos valores habituais, seja ela dor de cabeça, dor de barriga ou dor no dedo do pé. Portanto, é lógico que, se medirmos a pressão arterial em um momento de dor poderemos notar que a pressão está elevada alta toda vez que tem uma dor de cabeça forte.

O problema aqui é confundir a causa com o efeito.

A pressão arterial só pode ser considerada culpada pela dor de cabeça quando atinge níveis muito elevados, geralmente acima de 20 por 10. Pacientes com pico hipertensivo, ou seja, elevações súbitas da pressão, muito acima do que é habitual, são geralmente aqueles em que é aceitável associar uma dor de cabeça a um descontrole da pressão arterial.

Aqui cabe mais uma ressalva: se o paciente tem hipertensão mal controlada há meses, ele pode não sentir nada mesmo com valores exorbitantes de pressão sistólica de 22 a 24.

Conclusão: dor de cabeça ou dor na nuca não são sintomas confiáveis de hipertensão arterial e não é sempre que pressão alta causa dor de cabeça.

Comentários

Receba Dicas para Atender os Clientes no Balcão da Drogaria!

Cadastre seu Whatsapp e receba conteúdo VIP


Mini-Aulas
PodCast
Situações Clínicas
Venda Mais
Vídeo-Bula

Siga-nos nas Redes Sociais






Produtos Kriyá
Produtos Nanoskin
Produtos Nutriscience